Os fluxos omni são processos habilitados pelo OMS Linx que conectam essas três pontas em diversas possíveis combinações.
Com o OMS Linx você pode integrar o estoque de suas lojas para vender no e-commerce. O fluxo Ship from Store é o processo em Loja executado pelo Vendedor ou Estoquista para separação, faturamento, preparação para entrega, despacho, romaneio e envio da entrega para a transportadora.
Se você é varejista e já opera no e-commerce, você já executa este processo. A diferença é que você passará a controlar pelo OMS também os pedidos Ship from CD. Assim você permite que no momento da cotação, a melhor opção de estoque (CDs ou Lojas) seja selecionada.
O “Retire em Loja” é uma estratégia muito utilizada para estimular que o consumidor visite a loja, e assim o vendedor tem a possibilidade de oferecer mais produtos (upsell). Além disso, você evita cobrar o frete do consumidor.
O “Ship To” habilita com que o consumidor selecione uma loja para retirada no check-out do e-commerce, mesmo sem ter o estoque do produto disponível naquela loja. Na prática, o pedido é atendido pelo estoque do CD e depois enviado para a Loja, para que então o consumidor retire o produto.
Este fluxo também é um “Ship To”, porém, neste caso o pedido é atendido pelo estoque de uma segunda loja, para então ser enviado para a loja selecionada pelo consumidor no e-commerce.
Os pedidos do e-commerce são enviados para um locker para retirada do cliente. O armário pode ser posicionado dentro das lojas ou em locais como estações de metrô, farmácias ou outros pontos de grande circulação de pessoas.
No momento da separação do pedido, o varejista pode não ter mais o produto disponível em estoque ou ele estar danificado. Encaramos este cenário como uma ruptura. O OMS possui alternativas para lidar com este cenário de exceção.
A falha na entrega ocorre quando a transportadora tenta realizar uma entrega na casa do consumidor, porém não tem sucesso. O fluxo de tratativa prevê informar o cliente via SAC, finalizar o pedido e posterior ressarcimento ao consumidor.
O consumidor não recebeu o seu pedido e o varejista precisa realizar o devido tratamento e comunicação ao consumidor.
Consumidor solicita troca ou devolução parcial ou de todos os itens do pedido. A tratativa deve considerar cenários em que há avaria ou não do produto enviado, e se envolve ressarcimento de valores ou geração de vale compra.
Este é um cenário do fluxo “Pickup” em que o pedido ficou aguardando ser retirado pelo consumidor, porém o mesmo nãoi compareceu à loja para retirar. A tratativa prevê como o consumidor será comunicado e como o caso será conduzido.
Consumidor solicita o cancelamento via SAC, o varejista analisa o caso e processa a tratativa. A tratativa envolve ressarcimento ou geração de vale compra. O fluxo orquestra as atualizações de status com SAC, ERP, PDV e e-commerce.
O consumidor recebeu o pedido mas entra em contato com o SAC ou visita uma loja física e quer cancelar o pedido já faturado e enviado.

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