Autoavaliação
Quer saber o nível de maturidade do seu varejo em omnichannel?
O resultado da auto-avaliação é baseado em um modelo de cinco estágios de maturidade.
Estágio 1
Multicanal
Vendas em mais de um canal: loja física, e-commerce e marketplaces;
Estoque dedicado para as vendas do e-commerce;
Processos manuais para compensar a falta de integração entre canais, estoques e pontos de entrega.
Estágio 2
Omni Básico
Estoque de CD e lojas integrados;
Ship from store: pedidos originados online podem ser atendidos e despachados por lojas;
Pickup: pedidos originados online podem ser retirados em loja pelo consumidor;
Time de loja e estrutura física preparada para operação omni.
Estágio 3
Omni Intermediário
Canais de venda integrados: loja, site, marketplaces, app e outros;
Regras de estoque inteligente: proteção, capacidade de atendimento e score;
Motor de frete com upgrade de variáveis para cotação mais eficiente;
Flexibilidade nas tratativas do pedido, realocação e alteração de status de entrega.
Estágio 4
Omni Pleno
Excelência na experiência de fluxos de exceção: ruptura, falha na entrega, perda ou extravio, troca e devolução, cancelamento, pedido não retirado;
Canais de venda integrados com experiência omni nas exceções;
Canal de venda “prateleira infinita” ativo na operação;
SAC integrado com visão ponta a ponta do pedido e interações fluidas com cliente via mensageria;
Operação omni nas franquias
Estágio 5
Omni Otimizado
Canais terceiros com estoque integrado: multimarcas, revendedores e associados;
Venda de estoque 3P na loja, com recomendação de produtos (cross-sell);
Estoque de loja integrado nos marketplaces, com fluxo “ship from store” ativo neste canal;
Uso de analytics para estratégias omnichannel;
Omni com impacto expressivo em: vendas, frequência de compra, NPS, vendas, OTIF, entrega rápida;
Eficiência operacional omni com impacto positivo em rentabilidade.